A indústria de alimentos e bebidas no Brasil é fundamental para a alimentar a população, sendo responsável pela grande maioria dos alimentos que compõem as refeições diárias. Presentes desde o café da manhã até o jantar, os alimentos e bebidas industrializados contribuem, portanto, significativamente para a nutrição e o estilo de vida dos brasileiros.
Nos cafés da manhã e da tarde, são consumidos produtos como café (com açúcar ou adoçante), leite (integral, semidesnatado, desnatado ou em pó), achocolatado, cappuccino, iogurte, cereais matinais, manteiga, requeijão, frios, pães, bolos e biscoitos.
Já no almoço e no jantar, estão presentes principalmente arroz, feijão e outros grãos de diferentes tipos, massas, molhos, empanados, embutidos, enlatados, legumes congelados, saladas prontas, azeite e temperos diversos, sem contar as sobremesas que podem ser compradas prontas, como tortas, pudins, frutas em caldas e sorvetes, ou preparadas em casa com farinha de trigo, fermento, gelatina, creme de leite, leite condensado, leite de coco, coco ralado, chocolate em pó, chocolate granulado e açúcar de confeiteiro.
Impacto da pandemia e do mundo moderno
Os alimentos industrializados sempre tiveram uma presença significativa na dieta dos brasileiros, mas seu consumo aumentou consideravelmente durante e após a pandemia de Covid-19, em especial pelas mudanças na rotina e pela necessidade de buscar soluções mais práticas e acessíveis para sua alimentação diária.
Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indicou que, entre 2019 e 2021, houve um aumento no consumo de cereais, leite, salgadinhos, biscoitos doces e salgados, bolinhos, embutidos, molhos e refeições prontas.
A mesma pesquisa apontou que 46,3% dos entrevistados relataram consumir mais alimentos preparados em casa e 48,6% mudaram sua alimentação. Como principais causas, foram apontadas a maior preocupação com a saúde (39,1%) e a diminuição da renda familiar (30,2%).
Outro fator que contribuiu para o aumento do consumo de alimentos industrializados é a demanda crescente por conveniência e praticidade no mundo moderno. Dessa forma, os brasileiros passaram a valorizar cada vez mais refeições que se alinhem com seu estilo de vida acelerado, procurando por soluções rápidas e fáceis para suas necessidades diárias. Assim, produtos prontos para consumo e alimentos que reduzem o tempo de preparo das refeições são altamente apreciados, já que facilitam a rotina sem comprometer a qualidade da alimentação.
Benefícios para a população
Os alimentos industrializados trazem uma série de outros benefícios para os consumidores, como:
- Segurança: a indústria investe em processos rigorosos de controle de qualidade e segurança dos alimentos de forma a prevenir contaminações e problemas de saúde.
- Variedade e acesso: são diversos os produtos industrializados disponíveis no mercado, oferecendo opções para todos os gostos e perfis de forma a contribuir para a garantindo de alimentos de qualidade para todas as classes sociais e localidades.
- Personalização: a indústria está cada vez mais empenhada em atender a diversos perfis de consumidores, como celíacos, alérgicos e veganos, e muitas empresas têm aumentado significativamente seus investimentos em ciência e tecnologia.
Percepção do consumidor
Como esses e outros aspectos positivos relacionados aos alimentos industrializados acabam passando despercebidos pelo consumidor, ações de comunicação que os esclareçam em vez de confundi-los são fundamentais partindo de todos os setores, como os conteúdos produzidos e publicados nos perfis @comercomcienciaoficial no Instagram e @comercomcienciaof no TikTok.
Cabe sempre lembrar que alimentação e saúde são necessidades básicas da população e não podem ser tratadas de forma simplista, afinal todos precisam ter acesso a uma dieta nutritiva e equilibrada hoje e no futuro.